O que ensinar na disciplina de Ensino Religioso?



Essa é uma pergunta que para vários professores pode ser bem difícil de responder. Principalmente para aqueles que foram convocados (obrigados) a dar aulas desta maravilhosa disciplina. A escola muitas vezes pode pregar peças em nós professores a cada ano mudando nossa grade curricular. Entretanto isso não acontece com quem leciona Matemática e Língua Portuguesa devido suas respectivas cargas horárias serem cheias.

Muitas vezes disciplinas como Ensino Religioso, Artes, Educação Física e outras são usadas apenas para "fechar" a carga horaria semanal de um professor. Eu por exemplo já cheguei a ter 24 diários pois lecionava as disciplinas de História, Artes e Ensino Religioso em 40hs semanais, eram 8 turmas.

Eu tinha 40hs semanais igual a qualquer professor que também tivesse 40hs mas que lecionasse por exemplo Matemática. Mesmo trabalho certo? Errado. O professor de matemática com a mesma quantidade de turmas que eu preencheria apenas (pasmem) 8 diários. E com a vantagem de ter uma rica variedade de material didático disponível para suas aulas, até mesmo na biblioteca da escola.

No meu caso, conteúdos de História, também são acessíveis, no entanto, Artes nem tanto e Ensino Religioso menos ainda. Começa então a saga da busca de conteúdos para as aulas dessas disciplinas. E que cansativo isso não é mesmo? Até mesmo através da internet não é nada fácil. Pois ao jogar uma busca na rede encontramos muitos artigos, monografias discutindo os pros dessas disciplinas no Brasil, sua má aplicação, sua defasagem e falta de conteúdos e suporte ao professor. Muita teoria e pouca didática.

Atenção, não estou culpando de forma alguma os professores em qualquer disciplina que lecione, não não. O problema está no sistema educacional tanto público como privado e nas leis que regem nossa educação, o governo com seu papel passivo e as instituições que deveriam fiscalizar com mais seriedade.

Para que suas aulas de religião fujam um pouco da Teologia que muitos professores acabam se refugiando (pois boa parte pratica o cristianismo), estou disponibilizando conteúdo didático para suas aulas.

Logo abaixo você pode ter acesso. Por favor se for reproduzir total ou parcialmente cite a fonte. Compartilhe o link com seus colegas, pois de fato é material escasso.



Gostaria de informar, que algumas apostilas ou livros podem ter enfoque em uma religião específica, mas vai de cada um a maneira que irá utilizar este material.

Se você também estiver buscando conteúdos de Artes para suas aulas CLIQUE AQUI para ter acesso.

Ressalto que o site Cadê a Educação não hospeda nenhum desses materiais e não compactuamos com pirataria ou distribuição ilegal de conteúdo. Todas as fontes foram citadas e se o proprietário dos sites ou livros citados se incomodar com a divulgação aqui ou se de alguma forma se sentir lesado por favor entre em contato para que possamos resolver isso ou retirar o material. 

Postar um comentário